União dos Estudantes Paraenses - UEP é a idealização de um novo tipo de movimento para os jovens e estudantes, ou seja, a criação de uma linguagem e de ações que realmente atenda anseios destas duas classes que formam a maior parcela da nação brasileira, por isso, os princípios são simples, que são de, desenvolver iniciativas que envolvam os Jovens e Estudantes, para a conquista de uma sociedade melhor.
Mas buscar isto não foi fácil, por motivos que são óbvios para toda a Juventude; o preconceito com os jovens e a falta de mecanismos legais e funcionais que possibilitem a UNIÃO destes setores, tanto é verdade, que levou mais de dois anos para a UEP sair da condição de ideia, e ir parar no papel e consequentemente se tornar realidade.
E após meados de 2009, com a grande necessidade de suprir os desejos dos Jovens e Estudantes, e, deste do dia 18 de setembro de 2009 e foi fundada no dia 16 de dezembro a UNIÃO DOS ESTUDANTES PARAENSES, chamada de UEP.
Trazendo desde sua fundação, o princípio de levar do orgulho de sem Paraense no lugar mais alto, através de projetos de desenvolvimento social, sustentabilidade, proteção ambiental e nunca perdendo o caráter reivindicatório dos direitos dos JOVENS e dos ESTUDANTES.
Uma das inovações da UEP, é percebida claramente na representatividade com a divisão das classes de JOVENS e ESTUDANTES, pois nos dias de hoje, ser estudante não significa ser jovem ou vice-versa, já que o sistema educacional é continuado.
A evolução da educação e pautas de desenvolvimento social, faz surgir pautas diferentes para os jovens e estudantes, ocasionando a criação de dois setores, para que com coerência, sejam criadas as pautas reivindicatórias e ações para atender à todos com justiça social.
Como Funciona a UEP Sendo uma entidade de NÍVEL MUNICÍPAL
Trabalhando para representar e defender os direitos seus associados bem como, criar, adotar e aplicar projetos sociais e ambientais, em um estado tão grande e com tantos municípios, a UEP adota um sistema de administração bem dinâmico e organizado estruturada seguinte forma:
Diretoria da UEP: Estatutariamente existem dois cargos obrigatórios, o Diretor de Coordenação Estudantil e o Diretor de Juventude, ambos nomeados pela presidência da UEP, e, ambos compõem a diretoria junto com os demais cargos de diretoria da entidade, tendo direito à voto nas decisões da entidade.
Os cargos da diretoria, bem como, os seus respectivos diretores são criados e nomeados por regulamento interno da entidade, atos garantidos pelo estatuto.
A função da direção da UEP é de:
Administrar a UEP;
Coordenadores Municipais:
Quando um Município atinge um número relevante de atividades ou associados à UEP, é nomeado um COORDENADOR, que fica responsável pelas aplicações dos projetos e reivindicações da entidade em seu Município, bem como, a supervisão, o comando e expansão da UEP. Quando um Município não tem coordenador, um diretor da UEP fica responsável pelo Município.
O Coordenador, tem status de diretor, por isso, isto faz com que a diretoria fique próxima a sua base de associados.
É ainda, função do Diretor da UEP, auxiliar na instalação e criação de secretarias municipais, e coordenar os trabalhos das mesmas, que por sua vez, ficam responsáveis pelos municípios; quando as atividades são intensas em um Município, o Coordenador pode ter Sub-Coordenadores para ajudar nos trabalhos.
Os SECRETÁRIOS MUNICIPAIS são assistentes do coordenador geral do Município, ficando responsável pelas ações da UEP em sua cidade, estando na função de administrador local.
Os secretários municipais são eleitos e indicados a direção da UEP para nomeação.
A Função de um Representação Municipal é:
Zelar pela aplicação correta dos projetos da UEP em sua cidade;
Núcleos de Base: Os Núcleos de Base da UEP são as artérias da entidade, pois eles são fixados nas comunidades e em estabelecimentos de ensino com a função executar os trabalhos da UEP, bem como, representar os associados da entidade como JOVENS E ESTUDANTES à nível local.
São os núcleos os responsáveis pela formação política e cultural, servindo como agente transformador do JOVEM e ESTUDANTE.
Os secretariados municipais têm a missão de montar os núcleos, mas todo filiado da UEP tem o direito de ter a iniciativa de montar o núcleo de base na sua ESCOLA, UNIVERSIDADE, FACULDADE ou COMUNIDADE, para isso, basta entrar em contato.
Cada Núcleo é Criado e normatizado por portaria especifica baixado pelo secretário municipal, ou pela diretoria da UEP.
Inicialmente são nomeados o Coordenador do núcleo e o Secretário Geral. Ambos ficam incumbidos de nomear o restantes dos cargos, que são:
Coordenador:
A UEP fornece aos seus NÚCLEOS toda infra-estrutura de trabalho como:
2. Carteira de Identificação Estudantil que dá Direito a MEIA ENTRADA;
3. Materias de Particas Esportivos;
São funções de um NÚCLEO:
E é assim que a UEP se divide, para somar forças e fazer uma entidade forte e viva, como os jovens e estudantes do Pará. Caso você queira saber onde atuamos, é só entra em contato, caso queira montar a UEP em sua cidade, escola, colégio, faculdade e universidade.